Início > Sem categoria > ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vale abre inscrições para preencher 200 vagas em MG

09 de Outubro de 2009 | 18:46

A Vale informou que abriu inscrições para a oferta de 200 vagas na área de manutenção da companhia, em Minas, voltadas para os cargos de mecânico, mecânico borracheiro, soldador, lubrificador e eletricista. As vagas serão preenchidas nas unidades da companhia localizadas nos municípios de Nova Lima, Itabirito e Congonhas. Os profissionais têm de residir em Minas, ter ensino médio completo, experiência prévia e conhecimento específico da função. Os profissionais contratados receberão, além do salário, benefícios como transporte, alimentação, vale refeição, assistência médica e odontológica e participação nos lucros da empresa. As inscrições poderão ser feitas até o dia 20 de outubro pelo site da companhia.

—————

Paraguai pode atrair empresas brasileiras

Especialista diz que energia mais barata de Itaipu pode atrair investidores brasileiros

| 09.10.2009 | 14h37

A notícia de que o Paraguai pretende vender a empresas energia gerada na usina binacional de Itaipu a preços mais competitivos do que os praticados pelo Brasil foi recebida de forma positiva pela Associação Brasileira dos Grandes Consumidores Industriais de Energia (Abrace).

Segundo o presidente da Abrace, Ricardo Lima, o preço prometido pelos paraguaios, que pode chegar a um terço do brasileiro, é um fator “bastante atraente para os consumidores livres”. Ele diz que “esse mercado hoje tem necessidade de preços menores para garantir produção nacional”. Lima cita como exemplo a produção de alumínio, que consome grandes quantidades de energia e seria amplamente beneficiada.

A promessa, ainda sem data para ser concretizada, condiciona os preços mais baixos à decisão das empresas consumidoras de implantarem instalações em território paraguaio. Este fato chamou a atenção da Abrace. “Esperaríamos atitudes assim do governo brasileiro, mas não temos visto isso”, diz o presidente da entidade.

Entretanto, na visão de Lima, uma possível consequência caso os preços mais baixos sejam confirmados, tende a ser um risco de que as indústrias decidam expandir em território estrangeiro. “Não haveria necessariamente unidades desativadas aqui, mas existe o risco de que parte da expansão industrial seja levada para o Paraguai caso as condições sejam melhores”, afirma.

—————

Empresa dos EUA desenvolve geração de eletricidade a partir de árvores vivas

Método aproveita energia interna das plantas para alimentar sensores.
Diretora explica que Amazônia é mercado potencial para tecnologia.

Dennis Barbosa
Do Globo Amazônia, em São Paulo

– Não é só derrubando e queimando que se pode gerar energia com uma árvore. Uma empresa dos EUA desenvolveu uma forma surpreendente de colher a eletricidade de dentro dos troncos de árvores vivas.

O que a Voltree, empresa sediada no estado de Massachusetts faz, é aproveitar a diferença de acidez que existe entre o solo e o interior da árvore para usá-la mais ou menos como se fosse uma bateria. Assim, basta acoplar seu equipamento no tronco e a planta vira uma espécie de tomada.

Foto: Iberê Thenório/Globo Amazônia

Floresta conservada no interior do Amazonas: possível fonte de energia para rede de sensores? (Foto: Iberê Thenório/Globo Amazônia)

A energia obtida é considerada “ultrabaixa”, muito fraca para que possa ser considerada uma alternativa para, por exemplo, alimentar uma casa, mas suficiente para suprir pequenos sensores que podem integrar redes de monitoramento terrestre de florestas, que indicam dados climáticos e alertam para queimadas.

O método ainda está sendo aperfeiçoado nos EUA e deve ser lançado em junho de 2010. No momento, a Voltree trabalha no desenvolvimento de um sistema de rádio mais eficiente que permita transmitir os dados capturados pelos sensores com uso mínimo de energia.

Em entrevista ao Globo Amazônia, a diretora-executiva da empresa, Stella Karavas, explica que não tem negócios fechados para uso do sistema na Amazônia, mas que ele é adequado também para a floresta tropical. “É definitivamente um mercado que estamos de olho”, diz.

A densidade da floresta tropical, segundo Stella, não é um problema. “Os aparelhos não precisam de vento, nem de sol”, aponta. Essa é uma vantagem para capturar dados mais precisos na altura do solo. “Basicamente é possível ligá-los em qualquer ser vivo não-animal”, aponta Stella. “Eles funcionam até ligados em cactos”, completa.

Futuramente, a Voltree espera poder também acoplar sensores de presença nos “colhedores de energia”, permitindo que sejam usados para fins de segurança nacional, como monitorar fronteiras em regiões de floresta – um grande problema na Amazônia.

—————

Empresas: Funcionários da Caixa decidem continuar greve

Os bancários da Caixa Econômica Federal decidiram nesta sexta-feira manter a greve, que chegará na próxima terça ao 20ª dia. Os trabalhadores pedem igualdade de direitos entre funcionários, já que dizem que os empregados que ingressaram depois de 1998 têm menos direitos; ampliação das contratações de bancários; política de valorização salarial e profissional no Plano de Cargos Comissionados (PCC); reconhecimento pelo cumprimento das metas sociais; Participação nos Lucros e Resultados (PLR) maior, aditiva à regra geral da categoria.

Segundo o sindicato dos bancários de São Paulo, Osasco e região, haverá protestos em frente ao prédio da Caixa na avenida Paulista, na próxima terça. Não há novas reuniões agendadas entre trabalhadores e a empresa.

Na quarta-feira, os empregados realizam uma assembleia, a partir das 16h na para decidir sobre a continuidade da paralisação.

Categorias:Sem categoria
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: