Início > Notícias > Campo aberto para franquias

Campo aberto para franquias

Arte/Gusmão
Além da chegada das novas marcas, as franquias já estabelecidas aproveitam o bom momento para expandir

Joubert Lima
Da equipe de A CRÍTICA

Com os mercados do Sul e Sudeste praticamente saturados, o mercado de franquias acelera expansão para o Norte e Nordeste. Mesmo diante da crise econômica, a ampliação das grandes redes têm continuado em 2009, quando o faturamento das franquias deve registrar alta de 13%. A estimativa é da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Neste cenário, Manaus ocupa lugar privilegiado. Com bom poder aquisitivo, a cidade já atraiu várias franquias nos últimos quatro anos. Segundo informações da ABF, o espaço para crescimento ainda é muito grande, pois Manaus conta com menos de 2% das franquias atuantes no País.

No entanto, vale ressaltar que, no início da década, mal chegava a 1%. As empresas franqueadoras estão atentas a isso e incluem Manaus entre as primeiras opções em seus planos de expansão. Grandes marcas como a rede de fast food Subway; a empresa de culinária chinesa China House, e as escolas de capacitação profissional Eurodata estão prontas para aportar no Amazonas.

Além da chegada das novas marcas, as franquias já estabelecidas aproveitam o bom momento para expandir. É o caso do Rei do Mate, que já tem cinco lojas em Manaus e planeja abrir a sexta em 2010. Fora de São Paulo e Rio de Janeiro, a média é de quatro lojas por cidade. Segundo a gerente de expansão da rede, Adriana Lima, Manaus já é a cidade com maior número de unidades no Norte e Nordeste.

“Nosso plano de expansão não foi afetado pela crise. Isso porque procuramos estar em shoppings centers e, como não havia nenhum para ser inaugurado no período da crise, não houve problemas”, disse a gerente.

O investimento em uma unidade Rei do Mate varia entre R$ 180 mil e R$ 250 mil, fora o ponto comercial. O retorno da aplicação ocorre de dois a três anos.

A segurança de abrir um negócio próprio com uma marca já consolidada é uma das principais vantagens de investir em uma franquia. Quem avalia é o diretor de expansão da Eurodata, Romério de Souza. A Eurodata é uma rede de capacitação profissional (informática, vendas, telemarketing, etc) que é líder de mercado nos cursos que oferece.

A instalação da primeira unidade em Manaus só depende da definição quanto ao local. O investimento é de 200 mil e o retorno é entre 16 e 22 meses.

Categorias:Notícias
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: